quarta-feira, 9 de setembro de 2015

As vertentes do techno

As vertentes do techno

As vertentes do Techno

Techno-retrô: 

Também conhecido como proto-techno , esse termo na verdade não é realmente um estilo de música. É só uma ligação de vários artistas e estilos que tiveram grande impacto nos criadores do techno em Detroit . Nós podemos incluir aqui o techno-pop do Kraftwerk , o funk de George Clinton (Funkadelic/Parliament), o electro do Afrika Bambaataa e o techno do Cybotron .

Detroit-techno: 

O detroit techno é caracterizado pela obscuridade, riffs destacados, estilo eletrônico primitivo e vibrações mecânicas influenciadas pelo funk, tocados em instrumentos analógicos. Os vocais são raros, o ritmo aqui é o mais importante. Um dos primeiros projetos a experimentar esse estilo foi o Cybotron , Model 500, Kevin Saunderson, Rhythm Is Rhythm e Reese. Pra quem não sabe, o Cybotron lançou suas primeiras produções no estilo Detroit Techno em 1981, com influência do electro-funk de “Planet Rock”. Eles também foram uma parte ativa nas rádios e nightclubs de Detroit. Eles não deram muito certo em seu progresso até que um ano depois eles produziram “Clear”. Em 1985, Juan Atkins , Derrick May e Kevin Saunderson ficaram firmemente estabilizados na cena musical. Eles sempre lembraram do Kraftwerk e Parliament em suas músicas. De fato Kraftwerk e George Clinton tem ambos, as vezes, responsabilidade na criação do Detroit Techno .

Techno-pop: 

A Alemanha é onde a banda Kraftwerk nasceu. Depois que o sucesso da música deles começaram a trazer bons resultados, o movimento Neue Deutsche Welle (New Wave Alemã) ganhou forças e foi reverenciado por duas gravadoras de Dusseldorf: Ata Tak e Zick Zack. Então surgiu o techno-pop nos anos 80 que conta com artistas como o próprio Kraftwerk , Moskwa TV , Boytronic , New Order , Front 242 , Pet Shop Boys , etc. – Romulo Castor funky breaks Uma mistura de Techno, Trance, Hip Hop e Jungle , o Funky Break se tornou um dos estilos mais amplamente ouvidos na música eletrônica graças a sua popularidade em alguns comerciais de televisão durante o início dos anos noventa. Alguns artistas notáveis são Chemical Brothers , Prodigy , Crystal Method e DJ Icey . 

Electroclash: 

Electroclash é um movimento que surgiu para dar uma nova cara para a música eletrônica. Esse estilo tem influências de inúmeros tipos de coisas. A essência das músicas são a cibernética, computadores, sexo, cultura punk, pop art, moda, new wave e ritmos influenciados pela disco dos anos 70. Há também alguma ligação com o detroit-techno e com ghetto-tech. O termo “electroclash” foi criado por Larry Tee . O trabalho dele com DJ Hell ajudou na difusão desse estilo. Atualmente o Electroclash conta com artistas como Miss Kittin , The Hacker, Golden Boy, Peaches, Chicks on Speed e Tracy and The Plastics. Mas não confunda Electroclash com o Electro (vertente do rap). Alguns difusores desse estilo costumam dizer “electro” se referindo ao electroclash.

Progressive electronic: 


Este estilo se desenvolveu em lugares pouco conhecidos. Ao invés de samplear e usar sintetizadores, os produtores deformam os timbres originais, às vezes para um estado irreconhecível. Vários artistas deste estilo também criam os próprios sons em vez de usarem sons predefinidos que vem em sintetizadores. Normalmente são processados instrumentos acústicos executados em tempo real por meio de reverb , que harmoniza e da uma dimensão nova para a música. Estas músicas abrem mundos novos de ouvir, pensar e sentir. Na pior das hipóteses, os artistas de Progressive Electronic adoram tecnologia para seu próprio interesse, recusando a alma da verdadeira expressão artística. Jean-Michel Jarre é um exemplo. Breakbeat: É caracterizado pelo uso de batidas e samplers de hip hop com velocidade aumentada , scratches e outros efeitos com mixagens e elementos do techno. Freqüentemente tem influências de reggae , mas o tempo é drasticamente mudado (pra cima).

Acid techno: 

Quando a acid house estourou alguns produtores resolveram fazer uma vertente deste estilo mais rápida e mais mecânica . Bastante parecido com o trance, o acid techno inclui artistas como Aphex Twin , Dave Clarke e muitos outros.

Indie dance: 

É uma vertente originada do rock underground na Inglaterra. É uma música com componentes eletrônicos. Björk , Chemical Brothers , Happy Mondays e Primal Screeen são bons exemplos.

Tribal techno:

As músicas do Tribal Techno são simples, repetitivos e a energia é primitiva e motriz. É minimalista, cria poucas misturas, melodias sutis , e seus samplers tem vocais com tema étnico pesado.

Industrial (e.b.m.): 

Durante os anos 80, a música industrial saiu do escuro e deu as caras para o mundo, mostrando uma posição importante na história da música. O estilo deixou de ser uma música experimental e se tornou uma categoria bastante popular (principalmente na Bélgica ) ao lado da música alternativa e do heavy metal. Esse estilo passou a ser difundido como E.B.M. (Electronic Body Music) por vários artistas como Front 242 , Nitzer Ebb, Skinny Puppy e Ministry , que ganharam importância significante no mundo da música eletrônica. Nos anos 90, a música industrial se dividiu em dois movimentos: um que defendia o amplo uso de aparelhos como guitarras e outro que continuava utilizando a atmosfera da música eletrônica.

Intelligent techno: 

Estilo caracterizado pelo techno menos comercial e mais complexo e superior.

Cyberdelia: 

Estilo que mistura o techno com atmosfera psicodélica. Também chamada de Technodelia, esse som é ligado aos hippies da idade moderna.

Ethno-techno: 

É a fusão de elementos étnicos – principalmente africanos e hindús – com samples antigos, mas que foram popular no final dos anos 80 .

Big beat:

Já foi chamado de Britsh-Hop e Chemical Beats. O Big Beat, é uma ligação entre o dance e o rock. Os Chemical Brothers, com seu uso pesado em breakbeats, são os pioneiros de um gênero que agora conta com muitos outros defensores como Propellerheads e Bentley Rhytm Ace.

Acompanhe também a matéria que conta a historia do techno.

Um comentário:

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More